Enfeitada de Sonhos

O sapato ideal

· Ergonomia na moda ·

19 de junho de 2017 0 Comments

Você sabe o que é ergonomia e para que serve? Ela possui o objetivo de adequar os objetos aos seres vivos, de forma que a utilização do produto seja prática e confortável ao usuário. Na moda ela vem com o mesmo contexto, podendo ser trabalhada sobre diversas situações. Uma roupa preparada para se adequar as nossas necessidades, é uma peça ergonômica.

Quem lembra da cena do filme Os Incríveis, onde o estilista prepara trajes que se adaptava aos poderes de cada super herói da família Incrível? Pois então, é o que a Ergonomia promete fazer. O objetivo é que a peça de roupa utilizada por nós seja como uma segunda pele, não que tenhamos super poderes, mas se nossas peças estiverem adequadas tanto esteticamente, como em sua funcionalidade para nossas atividades diárias, nosso dia se torna mais leve. Aliás, passar o dia com desconforto, não é nada agradável, né?

 

 

Como vocês sabem estudei Design de Moda por um tempo, e as aulas de Ergonomia sempre me chamaram a atenção. Uma peça, seja ela roupa ou acessório precisa gerar segurança e conforto. Conheço várias garotas que utilizam saltos altos todos os dias, ou até mesmo sapatos com bico fino diariamente e não sabem do mal que isso pode fazer.

A ergonomia é o básico, esta sobre os cálculos que o estilista deve fazer na hora de construir uma peça. A forma do calçado precisa se adaptar perfeitamente ao seu pé, o nosso peso precisa estar distribuído entre o calcanhar e a ponta dele, para isso o ideal é utilizarmos sapatos com pequenos saltos, de 2 à 3 centímetros. O bico arredondado são os mais indicados pois geram conforto para os pés,  dando espaço para ele se acomodar, ao contrário do bico fino que o envolve de uma forma que pode deforma-lo. Como disse, precisa haver um equilíbrio. Se a pressão da pisada sobre a frente do nosso pé for maior, pode fazer mal a ele. Isso ocorre ao utilizarmos salto alto a cima do indicado; ou sapatos de bicos mais finos.

 

 

Eu sei que as vezes é inevitável usar aquele salto altíssimo para compor com dignidade o nosso look, mas a ideia é procurar deixa-lo para os momentos mais específicos, como festas, ou alguma reunião. Atenção, sapatos que possuem a cima de 3 cm de altura deixam de ser “saudáveis”, se utilizados por um longo período, ou até mesmo diariamente. Caso seja necessário a utilização de saltos mais altos, seja por alguma semana de evento, ou o que for. Procure não utiliza-lo por mais de 3 vezes na mesma semana.

Lembrem-se que o nosso pé é o único componente que está diretamente no solo, ele é o nosso equilíbrio, é o que nos mantém em pé. Então vamos cuida-lo com carinho, certo?

 

# DICA DE LEITURA:

Intervenção ergonômica em sapato de salto alto

       Cassiano Olivo, Maiara Antunes da Silva e Marcos Eduardo Filho. Academicos do curso de Engenharia da Produção (2013) da ULBRA.

 

 

COMENTE AQUI ❤