Enfeitada de Sonhos

Uma reflexão sobre o Black Friday através do evento REVESTE

24 de novembro de 2017 0 Comments

Cientes dos impactos ambientais causados pela indústria “fashion”, os acadêmicos do 6º período noturno de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), promoveram em meio à loucura de preparativos e esperança sobre a tão conhecida festa do consumidor: Black Friday, na disciplina de Gestão de Eventos o Reveste, que aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de novembro no campus de Balneário Camboriú.

Reveste vêm de revestir novas ideias, novos conceitos. O evento trouxe em si, não apenas produções dos acadêmicos em um desfile ou uma simples feira de trocas, mas tentou plantar entre os estudantes a importância do consumo consciente.

Pensado ou não, o evento ocorreu na mesma semana do Black Friday, conhecida ação de marketing implantada em diversos países com o intuito de atrair o consumidor à compra. Perfeita estratégia para o comprador atual que criou um costume conhecido como “cultura do consumo”, onde busca suprir-se, muitas vezes por motivos emocionais, como construir sua identidade; um estilo de vida através do que consome.

O evento foi um sucesso, os acadêmicos customizaram algumas peças para que pudesse atrair o olhar à feira de troca. A produção do desfile também ficou (super) bacana, com direito até a um ‘backdrop’ para as fotos! Mas a principal questão não pareceu se calar. Pouco importa para muitos se as tão amadas indústrias (para não citar nomes) estão utilizando do trabalho escravo e produtos químicos que agradem o meio ambiente, se o valor na hora da compra for razoável para os seus bolsos. Bem “o que o coração não vê os olhos não sentem”… É o que dizem.

A verdadeira questão é que não podemos culpar apenas a indústria pelos impactos sociais e ecológicos, que vem sendo causados se o verdadeiro poder econômico está em nossas mãos. Percebam que toda revolução industrial ocorreu para suprir as necessidades de cada época, se hoje existem lojas que recebem semanalmente novos produtos é para saciar nossos desejos de consumo, estamos gerando renda para que isso possa ocorrer!

É preciso repensar nossa forma de consumo a partir de perspectivas ecológicas e de alguma forma frear a cultura do consumo. Como eles mesmo citaram, o evento trazia consigo a ideia de um novo olhar cotidiano, uma nova experiência sobre o consumo e consequentemente uma economia mais colaborativa. Desejo que eventos como esse deixem de ser “novidades” e se tornem mais cotidianos. Na galeria você acompanha as fotos do desfile ocorrido no primeiro dia do evento!

  • Fotos de Dirlei Felippe (LAPIS - UNIVALI)

Gostaria de finalizar este post parabenizando os alunos
de design, todos os envolvidos e a universidade pelo apoio
sobre o evento e ao Dirlei Felippe que nos deu autorização
para que pudesse usar suas fotos! Hahahaah Obrigadinhaaa!!
Beijos com aquele amor de sempre para vocês
Ká Morillo ❤

COMENTE AQUI ❤

POSTAGENS RELACIONADOS