Enfeitada de Sonhos

A Era da Transparência, com Rozália del Gáudio, gerente de sustentabilidade e comunicação da C&A

20 de setembro de 2017 0 Comments

“O que eu quero, como eu quero e quando eu quero!”, foi a partir destes questionamentos que Rozália Del Gáudio, gerente de sustentabilidade e Comunicação da C&A, iniciou sua palestra: Sustentabilidade e Moda – Desafios e Resultados, que ocorreu hoje (19/09) no O Negócio da Moda (ONDM).

Nos últimos 14 anos, presenciamos um crescimento exponencial sobre a produção de moda, para termos uma ideia o número de peças compradas por ano subiu cerca de 60%!  “O consumidor tem perguntado: Qual a origem do produto? Houve Respeito sobre os trabalhadores durante sua produção?” conta Rozália (saiba mais sobre sustentabilidade na moda aqui).

Hoje é o consumidor que decide se o produto faz sentido para ele. “Existe essa mudança na relação do consumidor com a indústria do vestuário.” explica. Nenhuma empresa consegue prosperar se não souber tomar as decisões certas. “precisamos estar aliados ao que é correto.” aponta Rozália.

Como Gerente de Sustentabilidade e Comunicação da C&A muito foi citado sobre a empresa, mas o mais importante: Rozália compartilhou os desafios que uma indústria obtém na moda. Como disse anteriormente, o consumidor passou a questionar sobre o que está consumindo e a indústria precisa se adaptar. Somos nós que compramos e utilizamos os seus produtos, eles precisam estar aliados aos nossos anseios.

Fotografia feita pelos acadêmicos da UNIVALI

O Brasil é um dos maiores produtores de algodão Better Cotton. “O fato de migrar para o algodão mais sustentável já reduziu quase 30% do consumo de água na C&A”, conta. É preciso pensar em produtos sustentáveis, ampliar o uso deste algodão é apenas mais um exemplo do que pode ser feito para tentar manusear um pouco o lixo que criamos a partir da moda. “Temos que estar aliados com o que é correto.”, explica.

A indústria de moda é umas das maiores produtoras de lixo na sociedade e uma das poucas que não sabem muito bem como lidar com o seu “pós”… Se perguntar “quem faz nossas roupas?”, é um passo para a transformação, mas precisamos ir além! É preciso engajar a sociedade, conectar o consumidor com a indústria para vencermos ou ao menos operar melhor esta baralha.

Por aqui está tudo correndo muito bem,
para quem quiser acompanhar tudo que ta
rolando, é só ficar atento ao Blog do ONDM
e claro, por aqui também! Para quem se interessa
em uma moda mais sustentável clica aqui que
tem uma matéria suuper bacana com a
coordenadora nacional do Fashion Revolution!
Com aquele amor de sempre, Ká Morillo 

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